top of page
O que é o Ballet?

          O ballet é um estilo equilibrado, sendo a base para muitos outros estilos de danças. Este estilo de dança é muito influente a nível mundial, exigindo muita técnica e tendo um vocabulário próprio.

          Assim, tem alguns princípios básicos, entre eles: postura ereta, rotação externa dos membros inferiores, movimentação circular dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia simetria.

          Tendo em conta estes princípios e o facto de a leveza ser extremamente importante, foi criada a sapatilha de ponta, tendo como objetivo dar à bailarina um ar superior e angelical, dando a sensação de que ela está a voar.   

    Curiosidade: A palavra balé deriva da palavra francesa ballet. Por sua vez teve origem na palavra italiana balleto (diminutivo de ballo - dança), que vem do latim ballare (dançar), vindo esta palavra do vocábulo grego βαλλίζω (ballizo – dançar).

História do Ballet

           O ballet teve origem há cerca de 500 anos atrás, no séc. XV, em Itália, tendo-se dado o primeiro ballet registado em 1489, no casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon.

           Este estilo de dança surgiu, então, nas cortes Italianas, que tinham como objetivo divertir os convidados dos nobres, utilizando, para isso, espetáculos de música, poesia, mímica e dança. Uma vez que era importante que as cortes dançasse bem, surgiram os professores de dança – viajando por todo o Mundo e ensinando diversas danças para diferentes ocasiões.

           Apesar do ballet ter tido origem nas cortes italianas, teve maior desenvolvimento nas cortes francesas, facto que influenciou o vocabulário deste estilo de dança.

           Este género de dança veio a ser desenvolvido, também, por exemplo, na Dinamarca, Rússia e Inglaterra.

           Hoje em dia, existem diversos tipos de dança, entre eles:

                        - o Ballet Neoclássico: surgiu nos Estados Unidos, tendo sido criado por George Balanchine, influenciando a dança de concerto.

                        - o Ballet Contemporâneo e o Ballet Pós-Estrutural, utilizado por William Forsythe (Alemanha)

                        - o Ballet Romântico ou Ballet Blanc - forma mais conhecida e que utiliza como figurino o característico tutu francês de cor branca, valorizando e focando a bailarina, assim como o trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos.

Diferenças entre o Ballet Clássico e o Contemporâneo

           Há sim, mas não só, algumas diferenças no calçado utilizado nas duas vertentes da dança: Enquanto que o ballet clássico é caracterizado pelo uso de sabrinas de ponta e meia-ponta, o ballet contemporâneo é normalmente executado com os pés “despidos”. Contudo, há ocasiões que chegam, mesmo, a ser utilizadas sabrinas de ponta em danças contemporâneas.

           O ballet clássico sendo uma das mais exigentes vertentes do ballet, é, também, caracterizado pela sua limpeza de movimentos. Tem como objectivo a perfeição, tendo como regras básicas, os joelhos esticados e as pontas dos pés “perfeitas”, exigindo bastante do bailarino.

           As apresentações desta vertente da dança, são caracterizadas pela presente lógica na apresentação como um todo, existindo uma sequência na história que é representada.

           Já o ballet contemporâneo, apesar de ser influenciado pelo ballet clássico e dança moderna, é caracterizado pela maior amplitude de movimentos. Contudo, nas apresentações destas formas de dança não há uma sequência lógica, mas sim movimentos derivados do ballet clássico misturados com emoções.

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page